O projeto Periferia de Ponta a Ponta: Juventude, Cidadania e Práticas Culturais tem como um dos objetivos abordar questões como diversidade cultural, racismo, exclusão social e direito de expressão. É de grande valia indicarmos o filme de Jorge Duran e Helvécio Ratton, Uma Onda no Ar, de autoria nacional e lançado em 2002, se encaixa na categoria Drama.
Esta obra cinematográfica aborda a história da Rádio Favela, criada por quatro jovens moradores de uma favela de Belo Horizonte, Jorge (Alexandre Moreno), Brau (Benjamin Abras), Roque (Babu Santana) e Zequiel (Adolfo Moura).
Além de enfrentarem todo um cenário violento, os quatro amigos fundadores desta rádio pirata, queriam dar voz aos moradores do morro, no entanto se depararam com a repressão policial em uma história regada com diversos estilos musicais e muita reivindicação social.
A história é baseada na trajetória do verdadeiro criador da Rádio Favela, Misael Avelino dos Santos, e tem como núcleos a polícia, a favela, a escola, a política, a rádio e o crime. Além de levar a comunicação entre o “asfalto” e a favela, é por meio deste importante meio de comunicação que os moradores reivindicam melhorias para o bairro e seus moradores.
Na vida real, a idéia de Misael, rendeu um prêmio da Nações Unidas a Rádio Favela pelo seu papel educativo e preventivo quanto ao tráfico e a criminalidade. Sem mencionar, no exemplo que deixa para todos os jovens que gostariam de dar voz as suas necessidades perante a sociedade como um todo.
Por Eliana Oliveira Pedreira
Esse filme é bom mesmo vale a pena.
ResponderExcluirUma dica é ouvir a Rádio Favela pela internet, através do site: http://www.radiofavelafm.com.br/
Caraca, bom só vi o Trailer, mas parece ser bem legal e interessante o filme, vou ver se esse fim de semana assisto ele...
ResponderExcluirThiago Coloda - Geografia