Com o ingresso no Periferia de Ponta a Ponta, notei a importância de trabalhos multidisciplinares. Na universidade, é comum pesquisas em campos isolados – são educadores que não dialogam com psicólogos, comunicadores que “torcem o nariz” para o direito. Essas são apenas algumas generalizações de todo o meio acadêmico, mas que se revelam nas apresentações em congressos e seminários científicos.
Diferente desse isolamento entre áreas do conhecimento, é o portal Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele é formado por uma equipe de pesquisadores e estudantes nas áreas de Educação, Comunicação Social, Pedagogia, Cinema, Serviço Social, Antropologia e Sociologia.
As vantagens dessa união é observada pela rica diversidade de conteúdo presente no portal. Lá, é possível encontrar notícias sobre encontro de jovens, artigos de opinião ou resultados de pesquisas do mundo juvenil, entrevistas com pesquisadores e com os próprios jovens.
Um dos destaques do Observatório Jovem são os documentários sobre diferentes culturas jovens. Assim como o Periferia de Ponta a Ponta, eles partem dos olhares juvenis.
O doc “Sementes da Memória” revela a exclusão ao centro urbano da comunidade jovem quilombola de São José da Serra no interior do Rio de Janeiro. O filme revela diversas disputas culturais: defesa de propriedade, luta por trabalho, pela manifestação através da dança. A disputa pela fortalecimento de identidades.
Clique aqui e assista aos documentários produzidos pelo Observatório Jovem.
Acesse o Observatório Jovem: http://www.uff.br/obsjovem/
Acesse o Observatório Jovem: http://www.uff.br/obsjovem/
Por Weslley Dalcol
Nenhum comentário:
Postar um comentário