26 novembro 2010

Periferia de Ponta a Ponta aposta no Yoté para divertir alunos do Elzira

No dia 22 de Novembro de 2010, o Projeto Periferia de Ponta a Ponta, em homenagem ao Dia da Consciência Negra desenvolveu uma oficina sobre jogos africanos no Colégio Estadual Elzira Correia Sá, no bairro de Santa Paula. A oficina foi realizada com turmas da 7° série, nos períodos da manhã e tarde. A atividade desenvolvida com os alunos teve uma metodologia bastante dinâmica e divertida.

Seguindo as características do jogo de estratégia africano “yoté”, montou-se um tabuleiro gigante na sala, onde a turma foi dividida em duas equipes de, em média, 15 alunos. Misturou-se às regras do “yoté”, uma fase de perguntas e respostas e outra de caça ao tesouro. A partir daí, observou-se grandes e acirradas disputadas pela vitória.



Vale lembrar que a temática das perguntas e de todo dinâmica versava sobre o continente africano, sua história e cultura e a cultura afro-brasileira. Assim, além de jogarem e experimentarem um aspecto obscuro e esquecido da cultura africana, os jogos de estratégia, os alunos puderam ter acesso a conhecimentos relacionados às contribuições do continente e cultura africanos para a humanidade e para o Brasil. Por fim, observou-se um grande deleite dos alunos ao experimentarem e se divertirem com o jogo “yoté”.



Eddie – Acadêmico do curso de geografia, 4º ano.

Um comentário:

Comentários

Qual oficina você gostaria que tivesse no projeto?