14 outubro 2010



Dias das crianças numa Periferia - Barracão do Careca, Ouro Verde
            12 de outubro de 2010, convencionado dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças. Vila Ouro Verde, periferia distante 10 km do centro da cidade de Ponta Grossa. Sem asfalto, com falta de alguns serviços de saneamento básico, com residências de famílias simples. Um bairro de ruas de terra batida, e por vezes esquecido pelo poder público. Mas isso tudo seria empecilho para que as crianças do Ouro Verde tivessem um Dia das Crianças especial e alegre?
            Careca e seus colaboradores responderam a essa pergunta planejando um dia especial e cheio de atividades para as várias faixas etárias, dos pequenos aos mais jovens, meninas e meninos e até para seus pais e mães. Assim, o dia 12 de outubro foi um dia peculiar e de muita emoção, que coloriu a periferia em tela de muita cultura e diversão!
E a equipe do Projeto Periferia de Ponta a Ponta lá estava para conferir tudinho e realizar as filmagens do documentário sobre o Barracão do Careca e as atividades culturais que lá acontecem. Este documentário está sendo produzido por jovens do bairro Ouro Verde que participam do Projeto Periferia de Ponta a Ponta -Juventude, cidadania e práticas culturais.
            Logo pela manhã, foi organizado por Careca e membros do Projeto Atitude o campeonato infantil de futebol. Jogado em campo aberto de saibro, e com muitas crianças jogando descalças e sem os devidos equipamentos, não foi empecilho para a demonstração da força do futebol da periferia brasileira. Chapeis, dribles da vaca, elásticos e muitos gols bonitos rechearam a manhã. Quantos “Neymars” não poderiam ser revelados se estas crianças tivessem um maior acompanhamento e incentivo como tiveram nesse dia? 
            À tarde, as atividades continuaram com muita música e brincadeira. A rua onde se encontra o Barracão do Careca foi fechada e mais de 200 crianças com seus pais a ocuparam. Teve Vôlei, campeonato de duplas no futebol de travinha, dança de capoeira, cama elástica, pinturas de artes no rosto e até a Emília do Sítio do Picapau Amarelo apareceu para animar as crianças! Para fechar o dia, cada criança ganhou uma senha que permitiu pegar um kit de presente do Dia das Crianças, doado pela comunidade em geral, com pipoca e refrigerante, bolo e sanduíche.
No final da noite, ainda tivemos a apresentação do grupo de pagode dos jovens da periferia que se apresentaram no Barracão para algumas crianças e até adultos, que insistiam em se recusar que o sol havia se posto naquele 12 de outubro de 2010 no bairro Ouro Verde, distante 10 Km do centro de Ponta Grossa... 
Tempo e espaço peculiares, que mostram que não existem obstáculos e barreiras para que atividades culturais animem crianças e adultos, seja nas mais remotas das periferias, numa das mais remotas cidades do interior, ou num entre os mais de 200 países que compõem o Planeta/sistema Terra. E então, o Projeto Periferia Ponta a Ponta deseja a todos um bom Dia das Crianças! E que a chama da criatividade, da alegria e do impulso nunca morram no mais adulto dos adultos ou no mais velho dos velhos...
Eddie – Acadêmico do curso de geografia, 4º ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Qual oficina você gostaria que tivesse no projeto?