Nesta quinta-feira (25), às 19 horas, foi realizada a primeira reunião aberta do projeto “Periferia de Ponta a Ponta: Juventude, Cidadania e Práticas Culturais”. O encontro reuniu a equipe do projeto, educadores, estudantes e representantes de diferentes grupos culturais do município. Na ocasião foram discutidos os principais objetivos e métodos que fazem parte do “Periferia de Ponta a Ponta”.
A equipe avalia que a reunião foi muito produtiva, pois além de inúmeras sugestões também foram discutidas novas abordagens que podem integrar a iniciativa. A presença de diferentes grupos culturais colocou em pauta o respeito à diversidade e a possibilidade de aproximar esses grupos, fazendo com que um tenha conhecimento das visões de mundo e perspectivas do outro.
Ao final do encontro cada participante preencheu uma ficha com sugestões e dúvidas sobre a proposta apresentada. Através destas informações a equipe terá a possibilidade de rever e refletir sobre sua própria dinâmica. Além disso, os dados obtidos possibilitarão o contato com diferentes pessoas que se encaixam no perfil do projeto, sejam como participantes, oficineiros ou colaboradores.
Através dos relatos de experiências, a equipe constatou que trabalhar com o universo juvenil é de fato um processo delicado, que exige muito respeito e dedicação, principalmente quando se fala da centralidade da cultura em nossa sociedade. Muitas iniciativas e políticas públicas prezam pela questão do desenvolvimento econômico das regiões periféricas, mas poucas reconhecem a importância do desenvolvimento cultural como forma de empoderamento e formação de líderes comunitários.
A equipe do “Periferia de Ponta a Ponta” agradece a presença de todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário